CANDIDATURAS

5 tendências de recrutamento para os próximos anos

De uma coisa sabemos: o mercado de trabalho já não é mais o mesmo. Com as recentes mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, o cenário de contratação tomou novos rumos e está mudando constantemente. Por este motivo, é preciso estar atento e dominar novas habilidades e ferramentas que continuam surgindo a todo momento. Mas, o que o futuro do recrutamento reserva para os recursos humanos? Listamos 5 tendências para o RH que devem dominar o mercado:

  1. Experiência personalizada para o candidato

Esta talvez seja a maior tendência dos próximos anos. A experiência do candidato deve tornar-se o foco principal das empresas contratantes, já que este é um factor que irá impactar nas estratégias da marca empregadora e na retenção de talentos. A personalização poderá ser aplicada com o uso de tecnologias, que possibilitam melhora na correspondência de vagas e aumento do envolvimento dos candidatos.

  1. Agilidade no recrutamento

Os processos de recrutamento devem se tornar mais rápidos. Uma das principais prioridades no recrutamento de organizações nos próximos cinco anos será acompanhar as mudanças organizacionais rapidamente. Isso irá exigir recrutadores com expertise para realizar contratações de maneira rápida e eficaz.

  1. Marketing de recrutamento

Com os candidatos cada vez mais presentes nas redes sociais, o mundo digital tornou-se grande aliado nos gestores de recursos humanos. Os benefícios são inúmeros e permitem às organizações alcançarem candidatos passivos, atraírem indicações internas e alcançarem o target dos perfis mais desejados através de anúncios.

  1. Força de trabalho multigeracional

Com a entrada maciça da geração mais nova no mercado de trabalho e a longevidade de profissionais mais maduros, a diversidade etária dos profissionais disponíveis tende a crescer.  O desafio para as empresas surge em tratar cada colaborador como um indivíduo único e fazer a melhor combinação de habilidades para alcançar equipas inovadoras, produtivas e elevado grau de envolvimento.

  1. Uso de tecnologia

Este é um fator que deve fazer toda a diferença nos próximos anos! A tecnologia surge mais uma vez como uma grande aliada para agilizar e melhorar os processos de recrutamento. O uso de Inteligência Artificial (AI) e páginas do candidato, por exemplo, podem reduzir o número de etapas necessárias para concluir tarefas mais complexas. Desta forma, é possível prospectar talentos de maneira mais personalizada e escalável.

Investir na inovação é uma atitude inteligente para os negócios que querem manter-se competitivos. Pretende contratar recursos humanos? Conte com a SW para o seu processo de recrutamento!