CANDIDATURAS

Soft skills: conheça quais são as competências mais valorizadas nas empresas

Soft Skills mais valorizadas nas empresas

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, profissionais que possuem competências que vão além da técnica se destacam em processos de recrutamento. Isto, porque algumas empresas passaram a valorizar competências comportamentais e sociais conhecidas como soft skills.

São práticas que podem ser desenvolvidas com ou sem formação, uma vez que, de modo geral, estão associadas às habilidades mentais e emocionais de cada indivíduo. Características como lógica e criatividade ganham espaço no currículo e têm sido fator importante tanto para a contratação, quanto nas decisões de promoção ou permanência de um profissional na empresa.

Conheça algumas destas competências que podem ser desenvolvidas e que são valorizadas pelo empregador:

  1. Boa comunicação

A capacidade de expressar-se bem, ser direto e claro, faz toda a diferença no ambiente de trabalho. Saber quando e como expor seu ponto de vista e fazer-se entender bem pelos clientes, colegas e superiores irá garantir melhor desempenho das atividades. Desta forma, a comunicação assertiva é importante pois evita conflitos, minimiza ruídos e aumenta a produtividade.

  1. Adaptabilidade

Saber adaptar-se aos mais diversos cenários é outro ponto que pode agregar – e muito – a qualquer carreira profissional. Estar apto para lidar com diferentes necessidades, situações e circunstâncias é uma caraterística fundamental e muito procurada pelos recrutadores.

  1. Proatividade

A busca ativa por oportunidades de melhoria e mudança, o planeamento e execução de novas ideias e o confronto de obstáculos sem receio, são comportamentos definidos como proativos, que o trabalhador procura de forma espontânea. São atitudes que beneficiam as empresas e melhoram o ambiente de trabalhado como um todo.

  1. Resiliência

A capacidade de resistir a pressão que determinadas situações podem oferecer é outra característica bastante procurada pelos empregadores. Esta é uma habilidade desenvolvida ao longo da vida, que permite encarar as dificuldades de forma equilibrada.

  1. Criatividade

O talento para criar, inovar e apresentar soluções inteligentes para os mais variados desafios é outra competência que pode ser aproveitada e desenvolvida por profissionais de todas as áreas. Para isso, é importante ser curioso, pesquisar e estar aberto para “pensar fora da caixa”.

  1. Lógica

Desenvolver o pensamento lógico tem grande influência nas atividades profissionais, além de proporcionar melhor desempenho e fortalecer a saúde mental. Assim, independentemente da profissão e área de atuação, pensar e raciocinar de maneira crítica são competências de destaque.

  1. Liderança

Liderar pessoas ou equipas não é uma tarefa fácil e exige um conjunto de outras habilidades já citadas como comunicação assertiva, criatividade e proatividade. O líder pode ter essa capacidade de forma natural ou também desenvolvê-la com o passar do tempo através de formações ou no convívio com outros profissionais.

Na SW temos formações constantes, com o objetivo de oferecer aos colaboradores capacidade para enfrentar desafios nas mais diversas áreas de atuação. Prepare-se para suas candidaturas de emprego e conte connosco para encontrar tua próxima vaga!