Notícias

Trabalho em logística e distribuição

Trabalho em logística: tudo o que precisas de saber

Fevereiro 22, 2022

Trabalho em logística: tudo o que precisas de saber

Logística e distribuição: que tipos de trabalho existem e que características procuram as empresas nos trabalhadores?

Apesar de passar um pouco despercebida junto do consumidor final, a logística de uma empresa é parte fundamental para que o produto chegue ao cliente cumprindo todos os requisitos necessários. Basta pensarmos que, no nosso dia-a-dia, ao organizarmos um simples almoço familiar necessitamos de o planear e isso é logística: pensar em quem convidamos, o que fazemos para o almoço, em que dia e hora se vai concretizar e até a própria preparação no dia.

Que tipos de trabalhos existem na logística?

A diversidade de trabalho em logística depende da forma como cada empresa organiza todo o processo. Ainda assim, é possível identificar os tipos de trabalho mais comuns:

1. Planeamento e gestão de stocks

O profissional com esta função tem a seu cargo a gestão do inventário da empresa. Saber que recursos estão disponíveis, quantos produtos estão produzidos, quantos são necessários produzir, ter a capacidade de planear e prever os stocks necessários para que nada falte.

2. Embalamento

Nesta fase, os colaboradores são responsáveis por embalar o produto que chegará ao cliente, seguindo as normas definidas pela empresa.

3. Distribuição

É nesta etapa que acontece o transporte dos produtos, desde o local de armazenamento até ao cliente e, por isso, é frequente vermos a contratação de motoristas especializados em várias áreas.

Que caraterísticas são procuradas no recrutamento de profissionais de logística?

O sentido de responsabilidade é uma das caraterísticas mais procuradas no recrutamento e seleção para logística e distribuição. É igualmente importante ter boas capacidades comunicativas, dado que será necessário contactar com fornecedores, clientes e colegas. Resiliência para lidar com qualquer contratempo que possa surgir e capacidade para arranjar soluções são outros dois requisitos bastante procurados. Planeamento, visão estratégica e raciocínio lógico também poderão ser analisados, dependendo da função.

Em suma, podemos afirmar que o departamento de logística faz toda a gestão de recursos de uma empresa e organiza as operações. Se ficaste interessado na área da logística, descobre as ofertas de emprego disponíveis no nosso website. Junta-te aos milhares de candidatos que confiam na Success Work.