Notícias

SW IMAGES (1)

Tipos de rececionista e as suas funções

Setembro 27, 2021

Além da hotelaria, existem outros setores e indústrias que precisam de recrutar recepcionistas.

É frequente vermos receções em escritórios de advogados, clínicas médicas, empresas de serviços públicos ou concessionários de automóveis. Os rececionistas têm um cargo de relevância por serem o primeiro contacto do público com a empresa. Neste artigo falamos sobre os diferentes tipos de rececionista e as funções que desempenham. 

 

Rececionista de 2ª 

Esta tipologia de rececionista compreende o atendimento de clientes, por telefone ou pessoalmente. É o profissional responsável por receber as pessoas, prestando-lhe as informações solicitadas e encaminhando-las para os locais (consultório, sala, escritório), ou pessoas (médico, solicitador, representante comercial) desejadas.

Além disso, pode também ajudar a desempenhar algumas tarefas da área administrativa, como receber e distribuir correio, arquivar e expedir documentos, reencaminhar e-mails ou encomendar material de escritório. 

 

Rececionista de 1ª 

O rececionista de 1ª compreende a tipologia mais requisitada nos serviços de hotelaria. Este profissional é geralmente responsável por gerir as reservas através dos vários canais (online, presencial e telefónico), fazer check-ins e check-outs e articular serviços com colaboradores do serviço de quartos ou com a equipa de limpeza. Implica normalmente verificar pagamentos e emitir faturas, 

 

De uma forma geral o rececionista deve ser capaz de manter uma atitude cordial, simpática e prestável que respeite o cliente e a sua confidencialidade.  Assim como reportar às entidades responsáveis qualquer atividade ou movimento suspeito. É importante que domine mais do que uma língua, sendo o inglês maioritariamente obrigatório. Características como uma boa capacidade de organização e comunicação e uma boa memória visual e auditiva são fundamentais para se ser um bom recepcionista. O cuidado com a aparência também é muito importante. 

 

E tu, procuras novas oportunidades e precisas de ajuda para dar o próximo passo na tua carreira? Fala connosco!