CANDIDATURAS

Emprego em hotelaria: 5 competências essenciais

5 competências essenciais em hotelaria

O setor turístico é um dos maiores setores em Portugal e encontrar emprego em hotelaria, apesar de ser relativamente fácil, devido à quantidade de empreendimentos turísticos que existem no País, exige que tenhas determinadas competências. 

No setor hoteleiro, todos trabalham para prestar o melhor serviço possível ao cliente, sendo que serão os seus níveis de satisfação que ditam o sucesso do empreendimento turístico.

Alguns exemplos de competências para quem procura emprego em hotelaria

As principais competências são transversais a todos os colaboradores que trabalham em hotelaria, ainda que algumas possam ser mais valorizadas em determinados cargos.

Minuciosidade:

O foco e atenção a cada detalhe são competências exigidas, em especial, a rececionistas e a empregados de andares. Os primeiros, porque são a cara do hotel e o principal ponto de contacto cliente-estabelecimento, responsáveis por tratar de toda a documentação dos hóspedes, os segundos, porque têm a seu cargo tarefas como a limpeza e arrumação dos quartos, dos parâmetros que mais importam na escolha de um determinado hotel, por parte do hóspede.

Empatia e foco no cliente:

Trabalhar em hotelaria é exercer todas as tuas tarefas a pensar no cliente. Teres a capacidade de te colocar no lugar dele, demonstrando um elevado nível de sensibilidade de preocupação é meio caminho andado para o sucesso. Os hóspedes querem ser ouvidos, respeitados e sentir que a equipa resolverá todos os problemas que possam surgir. Por norma, os rececionistas são a quem o cliente recorre quando surge algum problema.

Capacidade para resolução de problemas:

Se consegues facilmente encontrar uma solução, conseguirás facilmente ter emprego em hotéis. Os hóspedes exigem resoluções rápidas e eficazes de problemas.

Espírito de anfitrião:

Saber receber subentende facilidade em comunicar e no relacionamento interpessoal e também prazer no trabalho em equipa. Os bagageiros, por exemplo, têm de ter esta competência.

Sentido de responsabilidade, compromisso, pontualidade e assiduidade:

Se, por exemplo, um cozinheiro falhar nos seus horários, todo o serviço de refeições ficará atrasado e nenhum hóspede gosta de esperar demasiado pela sua comida. O cumprimento rigoroso dos horários é fundamental neste setor.

Como melhorar as competências para ter emprego em hotelaria?

Há pequenos gestos que permitirão que melhores as tuas competências, como treinares, no dia-a-dia, a capacidade de ouvir os que te rodeiam e tentares encontrar formas de ajudar, quando te for solicitado. Por outro lado, manteres uma atitude positiva, comunicares mais com quem está à tua volta e preparares uma mentalidade virada para o cliente, também te ajudará a ter emprego em hotéis.

Na SW tens disponíveis várias ofertas de emprego em hotelaria. Candidata-te e caso tenhas o perfil pretendido para a vaga, ajudamos-te com todo o processo. Conta com a SW!