Aprendizagem ao longo da vida: formação de trabalhadores, empregabilidade e autorrealização
Atualmente, a mudança é a regra e a capacidade de adaptação constante um requisito. Torna-se indispensável desenvolver a capacidade de aprender e aplicar novos conceitos e habilidades ao longo da vida pessoal e profissional, para lidar com uma realidade emergente dominada pelo conhecimento e inovação.
A educação permanente e a formação de trabalhadores contínua são fundamentais para a manutenção da empregabilidade e realização pessoal dos trabalhadores. Para além disso, estas são condicionantes do sucesso e competitividade das empresas, ao permitirem um acompanhamento a par e passo da evolução dos processos de produção e organização do trabalho. E impactam ainda a conjuntura económica e social, na redução do desemprego, no combate à exclusão social e na promoção da igualdade de oportunidades.
Sabias que a Success Work reforçou a aposta na formação de trabalhadores desde do início da pandemia da Covid-19?
A Success Work, através da sua academia de formação, a SW Academy, proporciona formação a todos os seus colaboradores. Nos últimos meses, os trabalhadores temporários da SW tiveram a possibilidade de frequentar diversas formações técnicas nas seguintes áreas: Inglês, housekeeping, serviço de restaurante e bar, engenharia de menus, fichas técnicas, stocks e requisições, segurança alimentar, vinhos, café, bem como formação em Medidas de Prevenção Covid-19, ministrada em português e em inglês e devidamente adaptada para profissionais da hotelaria, da construção civil, da agricultura e da distribuição.
Além disso, foi reforçada a formação da estrutura interna da organização, proporcionando o fortalecimento de competências nas seguintes áreas: marketing digital, tecnologias de informação, inteligência emocional, motivação, liderança, legislação laboral e processamento de vencimentos.
Nos últimos meses, a Success Work desenvolveu um total de 65 ações de formação online, com mais de 1500 horas de formação, destinada a mais de 1200 colaboradores.
Torna-se assim imperativo alargar o nível de qualificação dos trabalhadores. Para além do dever de assegurar a formação contínua dos seus trabalhadores, as empresas devem também fomentar ambientes de aprendizagem, sendo este o grande desafio da gestão de recursos humanos.
Para tal, trabalhadores e empresas devem reconhecer os benefícios do investimento em educação e formação como fatores de desenvolvimento, competitividade e diferenciação. Considerando que se esgotou o modelo económico de emprego para toda a vida, na mesma empresa, área profissional ou setor de atividade, a qualificação profissional concebida como capital individual renovável ao longo da vida surge como resposta natural.
A aprendizagem intencional é já considerada a soft skill mais valorizada no futuro. Esta competência exige uma atitude de abertura, interesse e vontade, indissociável das dinâmicas motivacionais e de intencionalidade. Uma vez que as ofertas formativas formais respondem a apenas uma parte das necessidades de desenvolvimento profissional, atente-se ao facto das variadas experiências e interações diárias serem importantes fontes de conhecimento complementar, desde que consideradas como oportunidades de aprendizagem.
Assim, para os que pretendem impulsionar a vida pessoal e profissional com aprendizagens contínuas, deixamos algumas sugestões:
- Comece por desbloquear a intencionalidade da aprendizagem;
- Adote uma mentalidade de crescimento em que valoriza o processo, independentemente do resultado;
- Seja curioso, questione, experimente, sem receio de enfrentar os seus medos, procure algo novo;
- Estabeleça objetivos claros para si;
- Remova distrações para salvaguardar o tempo para aprender;
- Procure feedback detalhado e instrutivo;
- Aprenda com a prática e aceite o erro como ferramenta de desenvolvimento;
- Exercite a metacognição, ou seja, a reflexão sobre o que vai fazer e como o faz e, retrospetivamente, formas de aperfeiçoar o que foi feito.
Vamos crescer juntos!