CANDIDATURAS

Dicas para otimizar o trabalho em equipa

Dicas para otimizar o trabalho em equipa

Trabalho em equipa: 5 dicas para aumentar produtividade da sua equipa

O trabalho em equipa é a chave para o sucesso de qualquer empresa, uma vez que maximiza a criatividade e a produtividade, em prol do projeto, proporciona a melhor gestão dos recursos e, consequentemente, a maior responsabilização individual. Não nos podemos esquecer da aprendizagem constante, com a partilha regular de conhecimento e com a discussão de ideias, que permitem chegar a soluções inovadoras, criativas e variadas.
Com a adoção do regime de teletrabalho ou regime híbrido, a gestão do trabalho em equipa tornou-se uma tarefa mais desafiante. Neste artigo, a SW, vai indicar-lhe algumas dicas para que consiga fazer uma gestão exímia e aproveitar o melhor que cada membro da sua equipa tem.

Defina objetivos comuns

Trabalhar por um objetivo comum, obriga a que haja comunicação não só entre equipas, como também nos departamentos da organização. Além disso, a tarefa só fica finalizada quando todos os membros da equipa cumprirem a sua função. Ao definir objetivos, estará a reforçar o entendimento dos objetivos de trabalho e ainda a promover a entreajuda.

Mantenha os profissionais produtivos e motivados

Colaboradores felizes, produtivos e motivados vão executar as suas tarefas eficiente e eficazmente. Procure ter um papel de escuta ativo, ouvindo o feedback dos seus colaboradores sobre, por exemplo, se o trabalho está a correr bem, que dificuldades estão a ter, o que poderão mudar para tornar o trabalho mais produtivo.

Fomente a comunicação de equipa

A comunicação é o ponto base de qualquer relação e deve ser fomentada pelas chefias. Existem diversas ferramentas gratuitas online que visam fomentar a comunicação interna, mas não se esqueça que é importante delinear tarefas, deixar margem para esclarecimento de dúvidas e perguntas, e proporcionar a comunicação entre os membros da equipa.

Crie rotinas em equipa

Porque não criar um momento de pausa para toda a equipa em forma de micro- teambuilding? Coloque essas mesmas pausas na sua agenda e mantenha as rotinas da equipa bem ativas. É importante manter aqueles intervalos informais. Lembre-se que deve criar mais rotinas, como uma reunião semanal de ponto de situação ou brainstorming ou outras que façam sentido para a sua realidade.

Invista em formação

Fazer um investimento em formação de colaboradores significa investir na qualidade do serviço do seu negócio. Por outro lado, ajudará a manter os colaboradores mais motivados, ao verem que a empresa não se esquece deles e investe neles.
Agora que já sabe dicas para gerir o trabalho em equipa, comece a colocá-las em prática. Ao gerir os recursos humanos da sua empresa, é importante auscultar e fomentar a aceitação das formas distintas de pensar, de modo a que se consigam resultados satisfatórios em cada projeto e no desenrolar das atividades normais do dia-a-dia. Para isso, não se esqueça de integrar as várias capacidades e habilidades de cada elemento, gerando resultados mais eficientes. Com a comunhão de seus membros, todo o seu projeto ganha força e agilidade. Esta é a melhor forma de acelerar os resultados e tirar o melhor partido dos seus recursos humanos.

Procura soluções para otimizar a estratégia de Recursos Humanos da sua empresa?

Na Success Work, ajudamos a recrutar os profissionais mais qualificados para as necessidades da sua empresa, com a consciência que os recursos humanos são o asset mais valioso de qualquer organização.
Sente necessidade de repensar a sua estratégia de Recursos Humanos ou procura soluções de outsourcing? Fale connosco! Desenhamos soluções à medida das necessidades e objetivos do seu negócio.