No dia 17 de novembro celebramos o Dia Mundial da Criatividade. Competência de valor e aplicabilidade universal, a criatividade é a capacidade de um indivíduo de criar, produzir ou inventar conceitos e coisas novas. No ambiente de trabalho, esta tem sido uma das habilidades mais valorizadas por recrutadores de todo o mundo e ainda segundo, o relatório The Future of Jobs Report, do World Economic Forum, de 2020, está no top 15 das competências com uma procura crescente pelas empresas até 2025.
Isso ocorre porque colaboradores criativos possuem a capacidade constante de apontar soluções e reinventarem-se frente aos desafios que podem surgir pelo caminho, garantindo o sucesso e o desenvolvimento das organizações. De acordo com o relatório StateOfCreate, da Adobe, 70% das pessoas acreditam que a criatividade no trabalho faz com que sejam profissionais melhores. A competência também é responsável por elevar em 78% a produtividade das equipas.
Mas, o que é ser um profissional criativo no trabalho?
O profissional criativo é aquele que consegue ver além do óbvio. É quem consegue ter a perceção dos problemas da empresa de maneira diferente, sempre propondo soluções inovadoras. Entre os principais elementos da criatividade podemos citar a capacidade de associação, de questionar-se, de observação, de networking e de constante experimentação.
A criatividade pode ser aprendida?
Sim! Diferentemente do que muitos pensam a criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida. O palestrante e consultor, Ken Robinson, autor de uma série de livros sobre educação, definiu a criatividade como um processo de inspiração e orientação.
“Não se ensina as pessoas a serem criativas por meio de instruções diretas, como faça o que eu faço e será mais criativo. Existem aspetos que são necessários para dominar habilidades, disciplinas e técnicas. Mas ensinar é muito mais que instrução direta. Ensinar é um processo de habilitação. É um processo para dar às pessoas oportunidades como um processo de encorajamento”, afirma o autor.
E quais são as vantagens de estimular a criatividade no trabalho?
- Melhora na comunicação interna;
- Aumento da produtividade;
- Aumento da competitividade;
- Resolução de conflitos;
- Desenvolvimento de negócio.