Diversos estudos comprovam a importância do departamento de F&B (Comidas e Bebidas) na satisfação final dos clientes do setor de hotelaria. Isto porque com o aumento exponencial da oferta turística, decorrente da facilidade em viajar proporcionada pelas companhias low cost, muitos hotéis procuram diferenciar-se através destes serviços.
Num mercado cada vez mais competitivo, o F&B pode representar para a hotelaria um importante elemento na escolha e fidelização de um cliente. Na maioria das vezes, em termos de dimensão, este é o maior departamento dentro de um hotel, tendo por norma mais colaboradores que os restantes. Isto porque o F&B inclui diversos subdepartamentos, entre eles: restaurante, bar, banquetes, serviço de quarto, minibar, serviço de piscina, eventos, entre outros.
De acordo com o investigador Jonathan D. Barsky, professor da Universidade de São Francisco (EUA), um cliente insatisfeito com um serviço de comidas e bebidas, pode tornar o mesmo insatisfeito com toda a sua experiência turística, sendo este um fator determinante para que possa voltar ou não a um determinado destino. Esta afirmação reforça a importância do F&B tem no turismo em geral, e na hotelaria em particular.
Com o setor em constante desenvolvimento, as oportunidades de carreira nesta área têm se mostrado cada vez mais abrangentes. Entre as principais profissões, destacam-se:
- diretor de F&B;
- assistente de F&B;
- chefe de restaurante;
- subchefe de restaurante;
- cozinheiro;
- empregado de mesa de 1ª;
- empregado de mesa de 2ª;
- empregado de mesa de 3ª;
- barman;
- copeiro;
- escanção/sommelier.
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