CANDIDATURAS

5 dicas para trabalhar em equipa

Quando um grupo trabalha em conjunto, os resultados são alcançados de forma mais rápida do que seriam de forma individual. Além disso, essa é uma habilidade que permite ampliar o conhecimento dos envolvidos, que acabam por aprender uns com os outros.

No entanto, trabalhar com pessoas com diferentes opiniões e pontos de vista, muitas vezes, pode ser uma tarefa bastante desafiadora que exige paciência, flexibilidade e resiliência. Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a facilidade de trabalhar em equipa é uma das características mais exigidas pelos empregadores, isto porque traz muitos benefícios, tais como:

  • Melhores resultados;
  • Integração dos colaboradores numa equipa;
  • Desenvolvimento de habilidades sociais;
  • Aumento da motivação dos colaboradores;
  • Multiplicação do sentimento de pertença e igualdade;
  • Aceleração da realização de objetivos comuns;
  • Promoção de estruturas de trabalho mais flexíveis.

 

Quer saber como criar um bom relacionamento e melhorar o trabalho em equipa com os seus colegas?

 

  1. Respeito em primeiro lugar

As diferenças existem em todos os ambientes, por isso respeitar as diferentes culturas, tradições e pontos de vista é fundamental. Antes de falar algo, lembre-se sempre de não julgar.

  1. Empatia

Colocar-se no lugar do outro é muito importante para uma convivência agradável. A empatia permite que uma pessoa reconheça, compreenda e corresponda às emoções alheias de maneira subtil e com maior sensibilidade. Essa capacidade causa impactos muito positivos dentro uma empresa tornando a gestão dos relacionamentos e interesses uma tarefa menos complicada.

  1. Seja paciente

Nem todos temos o mesmo ritmo e a pressa pode ser, muitas vezes, inimiga da perfeição. Manter a tranquilidade e entender o tempo e as necessidades de cada um ao decorrer das tarefas compartilhadas só trará benefícios.

  1. Seja comprometido

Caso as suas atividades estejam interligadas com outro colaborador, respeite os prazos e os pedidos. Prometeu algo? Não se esqueça de cumprir.

  1. Estenda a mão

Como qualquer boa equipa, o companheirismo é fundamental. Ajudar um colega que está passando por alguma dificuldade, incentiva bons comportamentos e aumenta a união da equipa.