Com as constantes transformações presentes no dia a dia das empresas, independente de qual seja o sector, algumas habilidades e competências tornaram-se essenciais para o sucesso de um negócio. Essas habilidades interpessoais, são conhecidas como softkills e vêm ganhando cada vez mais força nos processos seletivos.
O estudo Tendências Reais de Talento, realizado pelo LinkedIn com mais de 5 mil profissionais em 35 países, revelou que que 80% dos entrevistados já consideravam as competências interpessoais essenciais para o sucesso das empresas; e que, para 92% delas, tais habilidades importavam tanto ou mais do que as competências técnicas.
Se em 2023 desejas ingressar numa nova oportunidade ou trocar de área de atuação, estas são algumas das competências mais procuradas pelos empregadores e que farão a diferença no ano que está por vir:
- Boa comunicação
A capacidade de fazer-se entender de forma clara e eficaz é fundamental para quem deseja destacar-se no mercado de trabalho. As mensagens devem ser transmitidas com o mínimo de ruídos possível. É importante recordar que a comunicação também é caracterizada por uma boa escuta. Sendo assim, é necessário aprender mais sobre a escuta ativa, o acolhimento e a empatia, de forma a aplicá-los no nosso dia a dia profissional e pessoal.
- Planeamento
Procuras mais eficiência e qualidade no teu trabalho? Planeie! Ser um profissional organizado trará inúmeros benefícios na tua rotina! Economia de tempo, maior produtividade e diminuição dos erros são apenas alguns deles. Além disso, essa é uma habilidade que transmite uma imagem de competência, que pode influenciar positivamente os colegas.
- Flexibilidade
O desenvolvimento dessa habilidade, torna os colaboradores capazes de adaptar-se aos procedimentos e regras da empresa em que trabalham, exercendo as funções requisitadas de forma proativa e comprometida. Desta forma, pode enfrentar com maior facilidade as dificuldades que possam surgir, lidando com tranquilidade a imprevistos e inovações.
- Trabalho em equipa
Ninguém trabalha sozinho! Por este motivo saber compartilhar e dialogar é tão importante. Manter bons relacionamentos profissionais, dar e receber conselhos, colocar-se no lugar do outro, são algumas das características mais esperadas para trabalhos em equipa.
- Liderança
Independente de ocupar um cargo de chefia ou não, a liderança é uma soft skill muito valorizada por recrutadores. Esta é uma habilidade que deve ser praticada por todos os colaboradores, que devem ser capazes de motivar a si e aos seus colegas. É uma capacidade que potencializa os resultados, garantindo mais independência e autonomia para que as atividades sejam realizadas com mais agilidade e qualidade.