CANDIDATURAS

Habilidades mais valorizadas na liderança

A liderança é uma das capacidades mais procuradas por recrutadores nos dias atuais. Num levantamento realizado pela plataforma Indeed, a habilidade de incentivar e apoiar colegas e colaboradores no desenvolvimento pessoal e no desenvolvimento de carreira é a principal competência desejada para cargos de liderança em todo o mundo.

Nesse sentido, um líder não é alguém que, necessariamente, tenha um cargo de chefia dentro de uma instituição, mas sim, um profissional com a capacidade de motivar e conduzir de forma a atender às necessidades da empresa em que trabalha. É a pessoa que, quando fala, todos os colegas ouvem, tornando-se referência em determinados assuntos e conquistando a confiança dos demais.

Para Axner, “líderes devem formar relacionamentos baseados no respeito genuíno, um interesse sincero em ver os outros terem sucesso, e uma apreciação por uma variedade de contribuições a um objetivo”. Por este motivo, as habilidades mais valorizadas para líderes são:

  1. Boa comunicação

Saber comunicar, ouvir e partilhar informações e conhecimentos são atributos fundamentais para um bom líder. É preciso comunicar bem de todas as formas: em conversas individuais, reuniões, pessoalmente, por e-mail, telefone ou redes sociais. Outro ponto importante, é que saber ouvir pode ser até mais importante do que falar dentro dessa competência.

  1. Positividade

Atitudes positivas podem auxiliar a desenvolver a carreira dentro de uma empresa. É preciso manter-se resiliente e positivo frente aos desafios que vão surgindo no dia a dia. Essa atitude simples ajuda a criar um ambiente de trabalho leve e saudável, inclusive em períodos conturbados e de stress.

  1. Criatividade

Líderes precisam de tomar decisões que, nem sempre, possuem respostas claras ou certas. Por isso, quem “pensa fora da caixa” tem mais facilidade para se destacar, procurando soluções não convencionais e inspirando os colegas a fazerem o mesmo.

  1. Comprometimento

É muito importante que um líder siga em frente com o que foi combinado com a equipa. Afinal, não se pode esperar comprometimento dos colegas com o trabalho e suas funções se não der o exemplo.

  1. Flexibilidade

Imprevistos acontecem todo tempo. Para ser o líder que os recrutadores procuram, deve aceitar as mudanças e lidar bem com elas, sempre procurando soluções criativas para resolver os problemas. Além disso, é preciso estar aberto para ouvir sugestões e feedbacks da equipa.