CANDIDATURAS

A importância do feedback

No ambiente profissional, feedback é uma palavra inglesa utilizada para definir um momento de troca e avaliação de desempenho entre colegas de trabalho. Por mais simples que possa parecer, essa é uma ferramenta ainda pouco explorada nas instituições, mas com grande importância para o desenvolvimento de carreira. Pois pode ser utilizada tanto para reforçar comportamentos positivos, como para dar visibilidade aos pontos que precisam ser melhorados.

Muito mais do que apenas uma avaliação positiva ou negativa sobre o desempenho de um colaborador, o feedback considera informações que têm como objetivo principal a melhoria contínua dentro uma entidade. O seu maior benefício é a contribuição para a valorização da comunicação interna, alinhando a expectativa tanto das chefias, quanto dos trabalhadores, de forma a tornar o ambiente mais produtivo e agradável para todos.

Ao falarmos em gestão de pessoas, essa é uma ferramenta muito poderosa. Bastante defendido por CEOs de grandes empresas, o feedback, quando bem realizado, promove o diálogo para a tomada de decisões importantes e melhorias internas. Colaboradores que não recebem retornos tendem a ficar desmotivados, por não considerarem que a empresa valoriza o seu trabalho, favorecendo o aparecimento de problemas interpessoais e desentendimentos profissionais.

Desta forma, é possível afirmar que avaliações contínuas e abertas garantem aos integrantes de uma equipa a oportunidade de melhorar a sua performance. Isso é importante para fortalecer os vínculos entre os colaboradores e também com a empresa, além de incentivar o colaborador a ser protagonista dentro de sua área de atuação.

Principais objetivos do feedback:

  • Alinhar expetativas;
  • Mostrar reconhecimento aos profissionais;
  • Reter talentos;
  • Motivar os seus colaboradores;
  • Gerar maior envolvimento da equipa com a empresa;
  • Aumentar a produtividade dos setores;
  • Melhorar a performance individual e, consequentemente, gerar melhores resultados coletivos;
  • Criar um ambiente de trabalho de maior qualidade;
  • Implementar a cultura organizacional de melhoria contínua.

Como dar um feedback aos colaboradores?

  1. Tenha um espaço privado para conversar com cada colaborador individualmente;
  2. Vá direto ao ponto e seja sempre o mais claro possível;
  3. Ressalte os pontos positivos;
  4. Além de apontar o que pode ser melhorado, é importante propor ações de melhoria que podem ser executadas pelo colaborador;
  5. Ouça com atenção o que o colaborador tem a dizer.