É cada vez mais comum vermos as empresas a investir num call center para facilitar a comunicação entre o cliente/marca, uma vez que este meio de comunicação permite ao cliente falar com “uma pessoa real”, proporcionando-lhe credibilidade e segurança.
Com o contexto da pandemia COVID 19, em 2020 e 2021, houve um forte crescimento nesta modalidade de comunicação, sendo a preferida face à deslocação a um espaço físico. Por outro lado, já era vulgar vermos a existência de call centers em empresas como operadoras de telecomunicações; negócios com foco na televenda ou no telemarketing; empresas do setor alimentar, com linhas de apoio direto ao consumidor; instituições públicas (segurança social, câmaras municipais, finanças, entre outros) e muito mais. Seja em regime de teletrabalho, seja em presencial, não faltam empresas a investir em call centers.
Apesar de passar um pouco despercebido, o operador de um call center é muitas vezes contratado na modalidade de trabalho temporário e tem o dever de representar de forma fiel os valores da marca/negócio. Este é o principal contacto do cliente com a marca, e por isso, deve ser formado pela equipa de marketing/comunicação e/ou comercial, para que siga o tom da marca, bem como os procedimentos por ela definidos.
O dia-a-dia de um operador de call center é passado a atender e a efetuar chamadas. Também poderá ter de gerir caixas de e-mail e de mensagens de texto. É neste contexto que lida com tarefas como responder às perguntas/dúvidas dos clientes bem como às suas reclamações; fornecer orçamentos; dar instruções para uso de um determinado produto ou serviço; elaborar inquéritos de satisfação ou qualquer outra tarefa que exija o contacto do cliente com a marca.
Para executar todas as tarefas com a máxima eficácia, um operador de call center deve ter diferentes skills, como são exemplo as excelentes capacidades comunicativas; a habilidade no atendimento ao cliente, com educação, simpatia, empatia e paciência; a capacidade de resolução rápida de problemas e a proficiência técnica e compreensão dos diversos produtos/serviços do negócio que representa.
Se se identifica com esta profissão e está à procura de emprego ou de um novo desafio na sua carreira profissional, faça o seu registo na Success Work. Temos sempre várias ofertas de emprego, trabalhando com parceiros de diferentes áreas que procuram os melhores candidatos.
Registe-se para receber a novas ofertas de trabalho
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |