Notícias

Recursos humanos: parar para (re)organizar

Recursos humanos: parar para (re)organizar

Novembro 12, 2021

Os recursos humanos devem ser a prioridade do seu negócio

Num meio empresarial cada vez mais competitivo, os recursos humanos têm a capacidade de ditar o sucesso de uma empresa. É por isso que a gestão de talentos e profissionais qualificados deve ser a prioridade diária de qualquer negócio, não descurando a importância da adaptação de políticas internas e do acompanhamento de tendências, no que concerne às exigências dos recursos humanos, novas formas de trabalho e benefícios emocionais.

Assim, se a sua empresa ainda não tem uma estratégia de recursos humanos definida, está a colocar em causa a produtividade e sucesso do seu negócio. Colaboradores qualificados, motivados e felizes vestem a camisola e desempenham as suas funções com mais rigor e eficácia. É importante parar para (re)organizar, definindo uma estratégia de organização empresarial que permita a evolução, a avaliação e a satisfação dos seus colaboradores. Opte por elaborar programas de desenvolvimento e crescimento para cada profissional, com objetivos e métricas definidas.

Como medir a produtividade dos recursos humanos?

Ao definir um plano de desenvolvimento para cada colaborador, terá de definir métricas de avaliação. Medir a produtividade dos recursos humanos não é uma tarefa fácil, contudo existem alguns pontos que poderão ajudar a sua empresa a fazê-lo. Damos-lhe alguns exemplos:

1. Não avalie a produtividade pelo número de horas efetuadas. Dê mais relevância à qualidade do trabalho entregue, sendo que um colaborador pode ser tão ou mais produtivo realizando apenas cinco horas diárias, em comparação a outro que realize as oito horas diárias. Horas extra também nem sempre simbolizam mais produtividade.

2. Defina um método de avaliação: é importante que haja uma forma justa de avaliar os seus recursos humanos através de métricas alcançáveis. O método definido deve ser partilhado com o colaborador, por forma a que este se sinta motivado a alcançar as metas definidas.

3. Digitalize processos: tarefas rotineiras e manuais prejudicam a eficiência dos colaboradores. Procure investir em ferramentas digitais modernas, que automatizem processos e reduzam o fator erro humano.

Como encontrar recursos humanos qualificados?

Há cada vez mais profissionais qualificados no mercado, mas encontrar um colaborador que além de qualificado, seja munido dos valores que a sua empresa representa, pode tornar-se num desafio. Além das burocracias todas que advêm da contratação de um novo recurso humano, nunca saberá se está a contratar um profissional capaz de exercer as tarefas para o cargo pretendido.

Nestes casos, pode contar com o nosso apoio, enquanto empresa especializada em recursos humanos. Além de uma base de dados rica em candidatos qualificados de vários
setores de atividade, na SW temos uma equipa especializada e preparada para lhe dar apoio sete dias por semana. Por outro lado, sugerimos a contratação de colaboradores em regime de trabalho temporário ou empresas outsourcing, uma vez que estas soluções vão permitir-lhe um alívio de custos, uma redução de encargos sociais e também ganhar mais tempo, ao ter uma equipa que faz a gestão de todo o processo de admissão, contratação, pagamento e cumprimento dos requisitos legais.