O setor turístico é um dos maiores setores em Portugal e encontrar emprego em hotelaria, apesar de ser relativamente fácil, devido à quantidade de empreendimentos turísticos que existem no País, exige que tenhas determinadas competências.
No setor hoteleiro, todos trabalham para prestar o melhor serviço possível ao cliente, sendo que serão os seus níveis de satisfação que ditam o sucesso do empreendimento turístico.
As principais competências são transversais a todos os colaboradores que trabalham em hotelaria, ainda que algumas possam ser mais valorizadas em determinados cargos.
O foco e atenção a cada detalhe são competências exigidas, em especial, a rececionistas e a empregados de andares. Os primeiros, porque são a cara do hotel e o principal ponto de contacto cliente-estabelecimento, responsáveis por tratar de toda a documentação dos hóspedes, os segundos, porque têm a seu cargo tarefas como a limpeza e arrumação dos quartos, dos parâmetros que mais importam na escolha de um determinado hotel, por parte do hóspede.
Trabalhar em hotelaria é exercer todas as tuas tarefas a pensar no cliente. Teres a capacidade de te colocar no lugar dele, demonstrando um elevado nível de sensibilidade de preocupação é meio caminho andado para o sucesso. Os hóspedes querem ser ouvidos, respeitados e sentir que a equipa resolverá todos os problemas que possam surgir. Por norma, os rececionistas são a quem o cliente recorre quando surge algum problema.
Se consegues facilmente encontrar uma solução, conseguirás facilmente ter emprego em hotéis. Os hóspedes exigem resoluções rápidas e eficazes de problemas.
Saber receber subentende facilidade em comunicar e no relacionamento interpessoal e também prazer no trabalho em equipa. Os bagageiros, por exemplo, têm de ter esta competência.
Se, por exemplo, um cozinheiro falhar nos seus horários, todo o serviço de refeições ficará atrasado e nenhum hóspede gosta de esperar demasiado pela sua comida. O cumprimento rigoroso dos horários é fundamental neste setor.
Há pequenos gestos que permitirão que melhores as tuas competências, como treinares, no dia-a-dia, a capacidade de ouvir os que te rodeiam e tentares encontrar formas de ajudar, quando te for solicitado. Por outro lado, manteres uma atitude positiva, comunicares mais com quem está à tua volta e preparares uma mentalidade virada para o cliente, também te ajudará a ter emprego em hotéis.
Na SW tens disponíveis várias ofertas de emprego em hotelaria. Candidata-te e caso tenhas o perfil pretendido para a vaga, ajudamos-te com todo o processo. Conta com a SW!
Registe-se para receber a novas ofertas de trabalho
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |