Uma entrevista de emprego é uma conversa estruturada com o objetivo de conhecer melhor o candidato, obter informações complementares ao currículo e avaliar as competências técnicas e soft skills, ou seja, traços de personalidade e comportamentos.
Facilmente terá uma entrevista bem-sucedida se souber o que fazer e o que não fazer.
Valorize o impacto da primeira impressão
É importante começar por causar uma boa impressão. A avaliação de um candidato inicia antes da entrevista, por exemplo, no contacto de agendamento é já possível inferir sobre a sua disponibilidade e cortesia.
A primeira impressão, baseada na forma como o candidato se apresenta em termos de imagem e atitude, tem um forte impacto na avaliação global, pelo que é essencial considerar algumas regras básicas:
– Cumprir as orientações prévias, incluindo as de segurança e higiene se for entrevista presencial;
– Ser pontual, o que implica planear a chegada 10 minutos mais cedo;
– Boa higiene, aparência cuidada e indumentária adequada à empresa e cargo a que se candidata;
– Demonstrar humildade e educação, cumprimentando as pessoas com quem se cruza;
– Manter sempre um sorriso e uma boa postura corporal;
– Controlar a ansiedade e não interromper o interlocutor;
– Permanecer focado, sendo aconselhável guardar o telemóvel sem som para evitar distrações.
Pratique a sua autopromoção e capacidade de persuasão sem “brancas”
Preparar a conversação assegura melhores resultados e fortalece a autoconfiança do candidato. Por conseguinte, antecipar algumas questões clássicas e treinar as respostas é essencial para dar a melhor versão de si.
“Fale um pouco de si” funciona como um desbloqueador de conversa. Resumidamente, explique o seu percurso académico e profissional, salientando apenas aspetos relevantes e sem mentir, o entrevistador está treinado para detetar incoerências.
“Quais são os seus principais pontos fortes e fracos?” espera honestidade. Considerando o perfil exigido para a função, refira as suas competências com humildade q.b. e aponte as suas fraquezas acompanhadas da forma como as supera, realçando a sua aprendizagem e amadurecimento.
“Porque devemos contratá-lo?”, isto é, num minuto venda-se! Mostre-se motivado e estabeleça associações entre as suas competências e as exigidas para a função.
“Trabalha melhor sozinho ou em equipa?” quer avaliar se é um jogador de equipa. Dê exemplos concretos, fale das equipas que integrou e saliente a sua capacidade de trabalhar com outros.
“Quais são os seus hobbies e interesses pessoais?”, entenda-se como é a sua vida não profissional?
Aproveite para explicar como se organiza para encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional.
“Porque quer mudar de emprego?” implica resistir à tentação de maldizer o atual. Responda positivamente, referindo o quanto aprendeu e porque considera esta mudança uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional.
“Qual é a sua expectativa salarial?”, das perguntas mais delicadas. Diga se tem um valor mínimo inegociável ou se está aberto a negociação.
“Tem alguma questão para nós?”, com certeza que terá inúmeras. Momento para esclarecer as suas dúvidas e confirmar quais serão os próximos passos.
Deixe para a fase de negociação as questões contratuais que considera importantes para a tomada de decisão, nomeadamente horários de trabalho, férias, política salarial, promoções, entre outros.
E lembre-se: ser preterido em relação a outra candidatura não retira mérito nem significa incompetência do candidato. Todos as experiências são aprendizagem, até a rejeição fornece importante informação. Peça feedback sobre o resultado da sua entrevista e prepare-se ainda melhor para futuras candidaturas de emprego.
A sorte constrói-se!
Registe-se para receber a novas ofertas de trabalho
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |