Conhecida como a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, a empatia é uma softskill fundamental tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional de um indivíduo, uma vez que é um fator indispensável para manter as relações interpessoais harmoniosas. Quando aplicada ao trabalho, pode conectar equipas e gerar um ambiente muito mais produtivo e colaborativo.
Desta forma, é possível afirmar que a empatia é um importante traço dentro da inteligência emocional, pois permite que uma pessoa reconheça, compreenda e corresponda às emoções alheias de maneira subtil e com maior sensibilidade. Essa capacidade causa impactos muitos positivos dentro uma empresa tornando a gestão dos relacionamentos e interesses uma tarefa menos complicada.
Afinal, um profissional empático tem mais facilidade de se conectar com os seus colegas e superiores, trabalhar em equipa e colocar em prática a colaboração mútua. Os interesses pessoais dão espaço ao diálogo e a harmonia, tornando as rotinas mais fluídas e práticas. Mas como aplicar essa habilidade no ambiente de trabalho? Conheça algumas dicas:
Ter uma comunicação aberta e estar apto para ouvir o que o outro tem a dizer, pode facilitar – e muito – a criação de empatia no ambiente do trabalho. Um colaborador que se sente confortável para expressar seus medos ou desejos tende a estar mais satisfeitos e confiantes com a empresa onde trabalham.
Para quem procura promover uma cultura empática no ambiente de trabalho, a flexibilidade é um ponto essencial, pois está diretamente ligada à humanização no ambiente de trabalho. Isto significa tentar oferecer opções que sejam harmoniosas a todos, principalmente no que diz respeito a conciliação da vida profissional e pessoal.
Todo mundo gosta de ver o seu esforço ser reconhecido! Se algo saiu melhor que o esperado, elogios e incentivos são sempre muito bem-vindos. Já nas adversidades, tentar reconhecer boas intenções, apesar dos erros, também é uma importante forma de praticar a empatia.
Ter empatia no trabalho requer que os profissionais tenham bom controlo emocional para lidar com adversidades e opiniões variadas no dia a dia. Isso quer dizer que nem sempre esses posicionamentos podem ser coerentes ou condizer com o esperado. Mas, manter o foco auxilia os profissionais em situações que possam ser desconfortáveis.
Registe-se para receber a novas ofertas de trabalho
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |