Notícias

SW IMAGES

7 Profissões com maior procura em Portugal

Setembro 16, 2021

Descobre quais as profissões mais requisitadas pelos empregadores

São muitos os impactos da pandemia na economia e, consequentemente, no mercado de trabalho. Em julho deste ano o Instituto de Emprego e Formação Profissional registou o valor mais alto dos últimos 4 anos em ofertas de trabalho sem candidatos. As regiões centro e Lisboa e Vale do Tejo foram as mais afetadas neste sentido. Estas ofertas incidem essencialmente nas áreas da construção civil e nas atividades imobiliárias e administrativas. Tecnologia, edificação, construção e energia renovável são as áreas que registam um aumento da procura por parte dos empregadores. Entre janeiro e abril de 2021, foram analisadas as profissões mais procuradas pelos empregadores, a nível nacional e estas são as que se encontram no top 7:

1 – Programador de Software

Os programadores de software são responsáveis por redigir e elaborar códigos, numa linguagem específica, de forma a dar comandos/instruções a um computador.

2 – Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias de informação e comunicação

Num registo de apoio telefónico/call-center, estes profissionais são responsáveis por responder a questões de utilizadores sobre equipamentos ou programas informáticos. 

3 – Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

Esta profissão compreende os operadores de caixas registadoras ou outros equipamentos que registam e aceitam pagamentos para compra de bens, serviços e entradas em contexto de loja, restaurante ou espetáculos.

4 – Analista de sistemas

É o profissional responsável por analisar, planear, projetar, atualizar e testar vários sistemas de informação com o objetivo de responder às necessidades e objetivos da instituição para a qual presta serviços.

5 – Representante comercial

O representante comercial é responsável por atuar diretamente com as vendas de produtos ou serviços de uma empresa.

6 – Trabalhadores não qualificados da indústria transformadora

A indústria transformadora utiliza bens produzidos pelas indústrias de base para fabricar outras mercadorias. Os trabalhadores não qualificados deste setor são responsáveis por tarefas e funções correspondentes como limpeza de superfícies, pesagem e transporte de mercadoria, arrumação e manutenção de material, entre outros…

7 – Enfermeiro

O enfermeiro dispensa apresentações de tanto que tem sido falado no último ano. É o profissional responsável pela manutenção e promoção da saúde e uma das profissões mais procuradas em Portugal durante a pandemia. 

E tu, estás à procuras da tua próxima oportunidade? Descobre já as ofertas que temos para ti e torna-te num Success Worker!